Certificação FiberSkills

CURSO 104 - SUPORTE TÉCNICO EM MÁQUINAS DE FUSÃO

Este módulo oferece plenos conhecimentos de manutenção lógica e mecânica em máquinas de fusão de fibras ópticas e clivadores. Ao final do curso, o participante poderá realizar manutenção, ajustes e configuração de equipamentos de fusão em geral, independentemente de marcas e fabricantes.

CURSO 104 - SUPORTE TÉCNICO EM MÁQUINAS DE FUSÃO

DESCRIÇÃO DO CURSO

DESCRIÇÃO DO CURSO

Este módulo oferece plenos conhecimentos de manutenção lógica e mecânica em máquinas de fusão de fibras ópticas e clivadores. Ao final do curso, o participante poderá realizar manutenção (nível de operador/supervisor avançado), ajustes e configuração de equipamentos de fusão em geral, independentemente de marcas e fabricantes. Este curso não engloba abertura com montagem/desmontagem de equipamento.

METODOLOGIA DE ENSINO

KSA Fiberskills

Teoria na prática, com vasto material adicional que proporcionará ao aluno a manutenção e integração das boas práticas Fiberskills™ em seu cotidiano profissional, de modo a realizar suas tarefas sempre aplicando as premissas e sensos: organização de ferramentas, limpeza ambiental, disciplina profissional, padronização de métodos, velocidade na execução, qualidade do serviço e segurança do trabalho.

As principais empresas do setor utilizam nossa metodologia como referência para contratação de seus profissionais para atuar em construção, manutenção, suporte, operação e certificação de redes ópticas. 

Para facilitar a correta manutenção e aprimoramento do conhecimento dispomos de métodos e processos de qualidade, sempre fundamentados no currículo KSA Fiberskills™.

PARTICIPANTES DO CURSO

PÚBLICO DO CURSO

Os participantes deste treinamento são estudantes de cursos técnicos, tecnológicos ou engenharia  de redes de computadores, telecomunicações, e cursos afins; além de profissionais que atuam ou pretendam atuar como técnico de operação e suporte técnico em máquinas de fusão.

PROGRAMAÇÃO DO CURSO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO TEÓRICO/PRÁTICO

  1. Introdução às fibras ópticas (Fibras, Materiais e Propriedades);
  2. Procedimentos de Conectividade Óptica;
  3. Tipos de Máquinas e Alinhamento: LIDS, PAS e V-Groove Fixo | PAS com ECF/PAS sem ECF;
  4. Mecânica da Máquina de fusão: Guias de Alinhamento, Iluminação (LED), Motores de passo, Trincos Magnéticos, Cunha de Retenção Primária, Almofada de Retenção, Camera CCD, Eletrodos, V-Groove;
  5. Avaliação de Emendas: Bubble, Bulge in Splice, Tick Black Line, Black Shadow, White Line, Blurred Thin Line, Offset, Divergent Diameter, Dirt on Fiber, Constriction, Match Heads;
  6. Referência para Emendas Ideais, conforme análise via OTDR;
  7. Etapas e Processos de Emendas: Cleaning, Cleaving, Prefusion, Autofeed;
  8. Setup/Configuração da Máquina de Emendas: Menu Splice Option - System Setting - System Info - Arc Calibration - Heating Mode - Splice Mode - Gap Pixels;
  9. Parametrização, Customização e Configuração: Prefuse Power, Arc1 Power, Arc2 Power, Cleaning Arc, Prefuse Time, Forward Time, Arc1 Time, Arc2 On Time, Arc2 Off Time, Arc2 Time, Taper Wait Time, Taper Time for Taper Lenght, Taper Speed, Re-Arc Time;
  10. Limpeza V-Grooves & Bare Fiber Pads, LED Mirror Lenses;
  11. Condicionamento, Calibração e Teste de Arco Voltáico/Soldadura;
  12. Troca/Estabilização de Eletrodos;
  13. Reset do Contador;
  14. Calibração de Led;
  15. Calibração de Motores;
  16. Troubleshooting - Testes e Diagnósticos;
  17. Processos de Clivagem, Avaliação de Clivagens;
  18. Limpeza do Clivador: Fiber Grooves, Rubber Pads, Blade Edge, Anvil;
  19. Rotação e Ajuste de Altura da Blade;
  20. Substituição da Blade – Troubleshooting;
  21. Criação e edição de perfis e modos de emenda;
  22. Escolha da máquina de Fusão de acordo com os serviços e aplicações


  • PAG Seguro UOLÀ Vista por R$1.400,00